O FOLCLORE É UMA DAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE NOSSA IDENTIDADE NACIONAL. ATRAVÉS DELE DESENVOLVEMOS O SENSO DE ORIGEM E PERTENCIMENTO A UM GRUPO SOCIAL, CONSTRUINDO, ASSIM, NOSSA IDENTIDADE.
A LENDA DO BOTO ROSA É UMA DAS MAIS CONHECIDAS E COMENTADAS ÀS MARGENS DO RIO AMAZONAS, JÁ QUE LÁ É TRADIÇÃO NAS NOITES DE FESTA JUNINAS OS HOMENS USAREM CHAPÉU. CONTA QUE NAS NOITES ENLUARADAS DE JUNHO O BOTO SAI DAS ÁGUAS TRANSFORMADO EM UM LINDO MOÇO VESTINDO ROUPAS FINAS E SEMPRE DE CHAPÉU. O USO DO CHAPÉU É PARA QUE AS MOÇAS NÃO DESCUBRAM SUAS FOÇAS NASAIS, JÁ QUE SUA TRANSFORMAÇÃO NÃO É COMPLETA E SEU NARIZ SER NO TOPO DA CABEÇA.
MUITO BONITO E NAMORADOR O BOTO ENCANTA AS MULHERES E APÓS DEIXÁ-LAS
APAIXONADAS AS LEVA PARA DENTRO DO RIO, ONDE A POBRE MOÇA MORRE AFOGA• DA. É COMUM QUANDO UMA MOÇA BONITA APARECE GRÁVIDA E NÃO SE SABE QUEM É O PAI, COLOCAR A CULPA NO DANADO DO BOTO ROSA.
O BOTO COR-DE-ROSA ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO. SUA CARNE E SEU COURO SÃO MUITO PRECIOSOS NA REGIÃO DA AMAZÔNIA, ONDE ELES CONTINUAM SENDO CAÇA-DOS. A POPULAÇÃO DE BOTOS DA REGIÃO ESTÁ SENDO DIZIMADA POR PESCADORES, INTERESSADOS EM USAR SUA CARNE E SEUS OSSOS COMO ISCA PARA FISGAR UM PEIXE CHAMADO PIRACATINGA, MUITO VALORIZADO EM ALGUMAS CIDADES BRASILEI RAS E NA COLÔMBIA. TAMBÉM HÁ UMA GRANDE PROCURA PELOS OLHOS DO BOTO COR-DE-ROSA, CONSIDERADOS AMULETOS DE AMOR: AS PESSOAS ACREDITAM QUE, COM UM OLHO COMO ESSE, ARRUMA-SE NAMORADO OU NAMORADA FACILMENTE.
ISBN: 9788555582554
Páginas: 32
Faixa Etária: 8-11 anos
Encadernação: Brochura
Autoria: Bicudo, Bruna (Autor)