Na sociedade atual, a habilidade de ler é imprescindível à inserção sociocultural e à construção do conhecimento, esta habilidade deve ser entendida como um valor individual e pessoal que possibilita além do autoconhecimento a preparação para melhor conhecer o universo no qual está inserido. Sua aprendizagem deve ligar-se ao processo de formação plena do indivíduo, ao seu preparo para o exercício da cidadania, para atuações sociais, políticas, econômicas e culturais. Constitui-se uma ferramenta indispensável para transformar a educação que temos na educação que desejamos.
Além de serem atraentes para os alunos, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas tendo em vista a variedade de possibilidades de uso que podemos fazer desse gênero textual, mesclando situações de uso da tecnologia em sua elaboração/criação.
Assim, os alunos podem, por exemplo, elaborar o roteiro ou 'script', criar os diálogos, indicar paisagens - cenários, personagens, etc. As histórias em quadrinhos disseminaram-se a partir da simbiose entre a linguagem escrita e visual oferecendo ao leitor recursos linguísticos e imagéticos diferenciados dos encontrados em outras narrativas, pelas suas peculiaridades, colaboram na alfabetização, pelo fato de, dirigir indicações que remontam a significados, mesmo sem o conhecimento da palavra escrita. É possível "ler" uma história em quadrinhos através das marcas de sons, pela apresentação dos balões, etc. Enfim torna-se uma ferramenta indispensável na desafiante tarefa de formar leitores.
Acervo literário
Acervo composto por 90 livros com os principais títulos dos clássicos em quadrinhos, leitura indispensável para formação intelectual dos alunos. Inclui ainda uma prática estande para expor os livros em sala de aula.